18 de fevereiro de 2013

LOTAÇÃO DE PROFESSOR: AUDIÊNCIA COM O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE ITAPIPOCA


No dia 16, sábado, a Diretoria do Sindsep teve reunião com o Secretário de Educação e Cultura de Itapipoca para tratar sobre aspectos do processo de lotação de professores. Nos dias 14 e 15 a Diretoria recebeu muitos comunicados e informações de lotação que desagradaram aos professores, devido à movimentações do local de trabalho ou lotação em turma/área diversa da formação ou da aptidão do professor: alguns profissionais com 25 ou mais de magistério, que sempre lecionaram em turmas de 3º, 4º ou 5º anos foram lotados em turmas de educação infantil; professor que trabalhou em 2012 em unidades escolares próximas à residência, apareceram lotados em unidade escolar bem afastada, embora tivesse prioridade na lotação em função da classificação no concurso. Em síntese, foram tratados os casos gerais de lotação, e o Secretário reconheceu que houve erro (de lotação) nos casos debatidos: a prioridade é do profissional que estava em exercício e na mesma turma.
Como encaminhamento, solicitamos a realização dos ajustes na lotação, ficando acertado que o professor que tiver sido lotado em desacordo com sua área de formação, ou teve lotação em turma incompatível com sua formação/aptidão, como comentado acima, pode encaminhar requerimento para a Comissão de Lotação da Secretaria de Educação e Cultura solicitando os ajustes necessários no processo de lotação.
Além da questão acima, outros temas relativos ao ano letivo foram tratados.
Situação estrutural da unidade escolar José Lins
Na visita realizada no dia 15, sexta-feira, constatou-se a necessidade de reparos urgentes, dada a situação das salas, algumas com rachaduras em toda a extensão da parede, cerca de 20 cm do solo. Fizemos fotos, as apresentamos e solicitamos uma inspeção técnica. O Secretário afirmou que enviaria uma equipe técnica, hoje, segunda-feira.
Quanto ao início do ano letivo no dia 25
Demonstramos a preocupação reinício tardio do ano letivo e o cumprimento dos 200 dias letivos, para não sobrecarregar os sábados. Foi dito que o calendário ainda não está fechado e será debatido para tomar a decisão mais adequada.
Seleção para coordenadores e diretores
A seleção não será realizada pela UECE. Foi informado que a Secretaria de Educação e Cultura está mantendo contato com a UFC para a realização da Seleção, por meio da ACEP. Foi reafirmada a realização de concurso público para instrutor de informática e merendeira. A Diretoria do Sindsep citou outras carências, como de vigilante, por exemplo, mas foi informado que a realização do concurso em separado para instrutores de informática e merendeira decorre do fato de serem cargos exclusivos da educação. Concurso para vigilante somente quando se tratar de um concurso amplo para todas as Secretarias.
A Diretoria do Sindsep também fez observação quanto ao funcionamento das escolas, nesse início de ano, sem uma direção escolar, o que pode significar perdas pedagógicas. Foi citado, mas ficou em aberto para outras audiências, o início da discussão para tratar do reajuste dos profissionais do magistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado!