31 de janeiro de 2013

SALÁRIO DE DEZEMBRO: AUDIÊNCIA NO DIA 1º

O salário do trabalhador não é apenas instrumento para a sobrevivência dele e de sua família, o que implica em dizer que o atraso salarial de dezembro não é uma violência ou desumanidade contra o servidor municipal, mas contra ele e todos que dele dependem: cônjuges, pais, mães, filhos/as, enfim: milhares de pessoas estão sofrendo.
Como informamos, a prefeitura assumiu o compromisso de parcelar em duas vezes o pagamento do mês de dezembro: final de janeiro e final de fevereiro. Posteriormente foi argumentada a pendência jurídica quanto ao pagamento dos servidores da Secretaria de Educação em função de não poderem ser utilizados os recursos do Fundeb de 2013 para pagar dívidas de 2012. Independente de qualquer interpretação, não obstante as questões legais, não abrimos mão do pagamento do trabalhador e para isto ajuizamos no início de janeiro uma Ação de cobrança de vencimento com pedido de tutela antecipada, processo de número 9208-03.2013.8.06.0101, que tramita na 2ª Vara da Comarca de Itapipoca. Ao mesmo tempo, procuramos várias vezes a prefeitura para agilizar e assegurar a proposta de pagamento anunciada.
Situação atual.
O pagamento dos servidores, com exceção da Secretaria de Educação, deve ser feito hoje, dia 31 de janeiro. E o pagamento dos trabalhadores da Secretaria de Educação ainda aguarda a decisão jurídica da Ação de Cobrança ajuizada pelo Sindsep.
E quando sairá essa decisão?
A Diretoria do Sindsep procedeu a todos os encaminhamentos ao seu alcance para termos essa decisão. No dia 29, a Diretoria esteve com o Juiz da 2ª Vara, Dr. Gonçalo Benício, para expor a situação e requerer uma decisão judicial. No dia 30, tivemos novamente com o Juiz, contando com a presença do advogado do Sindep, Dr. Pedro Cavalcante e deveríamos ter tido a presença de uma pessoa da prefeitura, acertada a participação no dia 29; não foi possível.
O interesse imediato do Sindsep, como de todos, é pela resolução desse problema, por isso, requeremos ao magistrado que convocasse as partes para uma Audiência, a qual foi designada para o dia 1º de fevereiro, sexta-feira, às 13:30h. Abaixo cópia da intimação recebida pelo Sindsep; do mesmo modo a prefeitura foi intimada.

É importante destacar que para o pagamento dos profissionais da Secretaria de Educação, o problema não é o financeiro. De fato, o pagamento de janeiro foi feito com os recursos que a prefeitura recebeu até o dia 18: R$ 2.430.519,66.
Os recursos repassados do dia 22 até o dia 31 somaram R$ 1.779.475,79. Até o momento da consulta realizada, manhã de 31, a complementação da união ainda não tinha sido repassada. (Veja os repasses)
Enquanto sindicato cobramos uma solução: jurídica ou política ou jurídico-política. Compreendemos as limitações impostas pela legislação e a situação em que a prefeitura se encontra, mas acreditamos que é possível tomar iniciativa para pagar os trabalhadores. Imagine o impacto para o município, o comércio, por exemplo. O maior empregador é a prefeitura e no momento em que deixa de pagar milhares de pessoas, o comércio sente de imediato. A situação é ruim para o servidor, e também em cadeia para o próprio município.
Independente dos resultados da Audiência do dia 1º, teremos Assembleia Geral dos servidores de Itapipoca, no próximo sábado dia 2, às 8:30h, na sede do Sindsep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado!