8 de maio de 2013

SELEÇÃO PARA DIRETORES/COORDENADORES: AULÕES PREPARATÓRIOS NO SINDSEP


Gestões democráticas para um trabalho decente e eficaz

Introdução
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9394/96, destaca no artigo 2º, inciso VIII a gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino como princípio que exige processos democráticos na gestão educacional. Em nosso entendimento, essa exigência deve ser alcançada em todos os níveis de governo e de atuação, sobretudo, no espaço escolar.
Em nosso município, normas que outrora regulamentavam princípios democráticos na seleção de gestores foram simplesmente banidas da legislação para priorizar uma prática de indicação fincada no autoritário e sem base na meritocracia.
Por isso mesmo, a defesa realizada pelo Sindsep pautou-se sempre pela existência de um processo seletivo como forma de valorização do profissional gestor, da qualidade da educação e do mérito, bem como por se constituir em uma forma mais democrática de seleção, distante da indicação subjetiva.
O presente processo de seleção, do Edital 002/2013, embora careça de ajustes e redefinições, representa avanço rumo ao estabelecimento de um processo de seleção nos termos defendidos pela Diretoria do Sindsep e pela Sociedade organizada.
Dessa forma, considerando o alinhamento da seleção às idéias por este sindicato defendidas e os questionamentos, propostas e sugestões trazidas à Diretoria com vista à disponibilização de um suporte preparatório para esta seleção, a Diretoria do Sindsep elaborou o presente projeto voltado para os sócios e sócias que participarão do processo seletivo para diretores e coordenadores escolares de Itapipoca.

Objetivos
  • Fortalecer os processos democráticos de seleção de gestores e coordenadores escolares, valorizando o mérito e a experiência.
  • Disponibilizar para os sócios e sócias recursos adicionais de formação e preparação para a seleção de gestores e coordenadores escolares.
  • Oportunizar aos sócios e sócias a vivências das experiências da gestão democrática, vinculada-a ao construto sindical da Teoria do Trabalho Decente.

Desenvolvimento
As atividades de formação, denominadas Aulões, serão realizadas segundo a metodologia de aulões para concursos, vestibulares e seleções correlatas, empregando-se a demonstração-exposição, argumentação, debate, interação local, empregando material impresso e digital. Os Aulões serão realizados em dois momentos: durante a semana, à noite, com exploração e aprofundamento do conteúdo programático da seleção e aos sábados, podendo ser em mais de um turno, com foco em uma recapitulação e síntese.

Os Aulões serão ministrados por professores com experiência em preparação para processos seletivos e reconhecido domínio em suas áreas de atuação, segundo as áreas temáticas objeto da seleção, a saber:
  • Língua Portuguesa
  • Conhecimentos gerais
  • Conhecimentos específicos

Os Aulões acontecerão no Auditório do Sindsep, à rua José Romero, (rua entre o Camelódromo e o CASP), nº 232, Sanharão, Itapipoca.

A aula inaugural será no dia 08/05/2013, com início às 17h.

Cronograma das aulas 
Dia
Horário
Conteúdo (de acordo com o Edital)
Professor
08/05/2013
19h às 21h
Língua Portuguesa.
Prof. Marrero
09/05/2013
19h às 21h
Conhecimentos específicos: Lei Federal Nº 9394/96 – LDB e suas Alterações
Prof. Mestre Alex

Para mais informações entre em contato com a Diretoria do Sindsep: 
Fone: 36311232;
E-mail: sindsepsind@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado!