13 de maio de 2013

A SAÚDE PEDE URGÊNCIA


Como parte das atividades sindicais de 2010, a Diretoria do Sindsep fez visitas aos PSFs da sede urbana e alguns PSFs dos distritos de Itapipoca e constatou grande escassez de insumos básicos e afronta a direito dos servidores. Dessas visitas a Diretorial elaborou um documento e o encaminhou como denúncia formalizada ao Ministério Público Estadual da área da Saúde. Meses depois, a denúncia foi remetida à 2ª Promotoria da comarca de Itapipoca, que por sua vez questionou à Diretoria do Sindsep se esta queria continuar com a denúncia. Reiteramos as denúncias e fomos além, pedimos que as denúncias fossem apuradas pelo Ministério Público.
Apesar das denúncias e da cobrança feita, muitos problemas denunciados em 2010 ainda continuam e outros se agravaram. Por isso, requeremos em abril à Secretária de Saúde de Itapipoca uma audiência para tratar sobre diversos assuntos, dentre eles, a precarização nas condições funcionais das unidades de saúde: falta de material de limpeza, de equipamentos de proteção individual, encaminhamentos dos adicionais de férias, pagamento da gratificação “do SUS” para auxiliares de serviços gerais e agentes administrativos, dentre outros. Embora tivesse sido agendada, a audiência não aconteceu e a Secretaria de Saúde não agendou nova data. 
Neste mês, recebemos informações de muitos servidores relatando diversos problemas; também realizamos visitas aos locais de trabalho da área da saúde e percebemos os mesmos problemas já denunciados, com destaque para a falta de materiais básicos.
Como posição defendida pela Diretoria do Sindsep, não aceitamos essa situação que de um lado mina a qualidade do serviço público e, de outro, submete o servidor a situação de precarização nas condições de trabalho.
Como encaminhamentos imediatos da Diretoria do Sindsep, além de outros encaminhamentos, estamos requerendo uma resposta da 2ª Promotoria às denúncias feitas, encaminhando uma cobrança de providência à Secretaria de Saúde sobre as questões já oficializadas, bem como uma representação ao prefeito de Itapipoca. As autoridades têm que se posicionar e tomar uma solução. As unidades de saúde não podem continuar desprovidas como estão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado!