1 de maio de 2014

Milhares de trabalhadores vão às ruas do Centro de Fortaleza em caminhada do Dia do Trabalhador

Milhares de trabalhadores atenderam ao chamado da seção local da Central Única dos Trabalhadores – CUT-CE e foram às ruas do Centro de Fortaleza na tarde de hoje (30/4) em caminhada do Dia do Trabalhador. Ainda que na véspera do 1º de maio, o evento reuniu entidades sindicais e pessoas de todo o estado. A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará – Fetamce marcou presença, assim como dezenas de representantes de sindicatos de servidores municipais filiados.

Joana Almeida, presidenta da CUT-CE, destacou a participação massiva dos trabalhadores, apoiadores e populares, que preencheram as ruas da Capital. Segundo ela, o evento, que este ano esteve organizado em alas, tem como meta debater com os vários ramos profissionais que formam a Central, assim como toda a sociedade, que a luta por direitos precisa avançar em muitas frentes ainda. “Não temos conquistadas essenciais como a reforma agrária, reforma do sistema político, e universalização do trabalho decente, questões muito caras para toda a sociedade”, frisou.

Para Enedina Soares, presidenta da Fetamce, não basta avanças nos direitos, é necessário garanti-los. Para explicar a questão, ela citou a Lei do Piso do Magistério, aprovada em 2008, que não foi plenamente atendida pela maioria do estados e municípios brasileiros, assim como a universalização do salário mínimo, que ainda precisa avançar. “No caso do salário mínimo, ainda tem gente ganhando menos que isso. Não pode, é ilegal. Por isso, a afirmo que todo dia batalhamos por mais direitos, mas todo dia também lutaremos para que estes sejam atendidos e preservados”, enfatizou.

Empolgação dos comerciários e populares
A caminhada também foi marcada pelas manifestações de alegria e empolgação de comerciários e populares que frequentavam o bairro comercial. “A vida não tá fácil mesmo. Temos mais é que ir atrás dos nossos direitos. Essa manifestação tem que ser feita todo dia”, falou Anderson Silva, balconista.

O evento contou com a participação de lideranças nacionais da CUT, como o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), Paulo Cayres, do secretário Nacional de Organização da CUT, Jacy Afonso, e da Secretária Nacional de Relações do Trabalho da Central, a cearense e servidora municipal Graça Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado!